TREINAMENTO POLICIAL / BA - Instrutores de imobilização policial participam de encontro de Aikido


Instrutores de Técnicas de Imobilização Policial, o investigador Célio Maia, da Coordenação de Operação Especiais (COE), e o soldado PM Uerlison Santana, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), participaram do I Meeting Brasileiro de Aikido, realizado neste sábado (3) e domingo (4), em Salvador. O encontro, que teve como objetivo difundir novas técnicas da modalidade e promover uma troca de experiências, aconteceu no Colégio Marista, no bairro de Patamares.


De acordo com Maia, que integra a COE há 14 anos, o Aikido é uma arte marcial de origem japonesa, que utiliza torções, imobilizações e projeções, visando máxima eficiência, com menor esforço e menor dano ao agressor. “Por isso, atualmente toda essa parte de imobilização policial vem dessa arte marcial”, explicou, lembrando ainda que nesta terça-feira (5), estará em Feira de Santana, ministrando a capacitação para Policiais Civis que vão atuar no Carnaval de Salvador.


Desde 2001 realizando essas capacitações, Maia revela que polícias de outros estados também utilizam o Aikido como base para o treinamento de seus efetivos, como Minas Gerais. “Esse evento foi muito importante para nós, pois pudemos conhecer novas informações sobre essa arte marcial e também contamos com senseis (professores) do Rio Grande do Sul, de São Paulo e aikidocas de toda a Bahia”, lembrou Maia.


Além dos benefícios como defesa pessoal, o Aikido proporciona também excelente condicionamento físico, aumento da flexibilidade, equilíbrio físico e emocional”, avalia o soldado PM, Uerlison Santana. No Graer desde a sua fundação, em 2006, ele também exerce a função de instrutor para policiais militares e é credenciado pela Polícia Federal para a atividade.


Faço treinamentos para os colegas e também em cursos de formação de vigilantes e de escoltas vip. Para o trabalho cotidiano do policial é muito útil, principalmente em grandes eventos, e em ocorrências que requeiram a imobilização de um suspeito”, disse Santana.


Fonte: Ascom / SSP BA

Escrito por REDE DE COMUNICAÇÃO DO POLICIAL

Seu Portal informativo, aqui você bem informado.



    Comentário do Google+
    Cometários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário