BOMBEIRO PADRÃO / BA - Multidão participou do caruru no Corpo de Bombeiros



A chuva, registrada em Salvador desde a última semana, deu lugar ao sol na manhã desta terça-feira (4), para abrilhantar ainda mais os festejos para Santa Bárbara, padroeira do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). As homenagens começaram com uma missa campal, no Pelourinho, nas proximidades da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, seguida da procissão e do tradicional caruru.

Foram utilizados 10 mil quiabos, para as mil quentinhas distribuídas para os fiéis na sede do Comando-Geral, na Barroquinha. "Todos os anos fazemos essa festa para manter viva a tradição de Santa Bárbara, que tem uma história de luta e doação. Nós, bombeiros, existimos para nos doar e pedimos para que ela nos proteja diariamente", disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles.

Logo após a saída do cortejo, os devotos tomaram banho com água benta, lançada pela 'Vovó', a viatura mais antiga em funcionamento no CBM, do ano de 1912. Foram 800 litros de água abençoada para os participantes da homenagem, que faziam o sinal da cruz em respeito e devoção.

ssp
Imagem: Jorge Cordeiro


Há décadas o Mercado de Santa Bárbara, na Baixa dos Sapateiros, pegou fogo e a imagem da santa foi levada para o quartel da Barroquinha, onde permaneceu até a reestruturação do imóvel. Devotos pediram proteção à santa para que os bombeiros militares conseguissem combater as chamas, o que foi alcançado. Desde então, a imagem entra no quartel durante a procissão, em sinal de respeito e agradecimento.

Cerca de 150 militares trabalharam durante o evento. Patrimônio Imaterial do Estado, a Festa de Santa Bárbara abriu nesta terça-feira (4), o calendário baiano de festejos populares. "É muito gratificante fazer parte, mais uma vez, desse momento de fé e devoção", afirmou o tenente-coronel Adson Marchesini, que organizou, pela décima vez o evento, que teve o capelão Dimas como celebrante da missa no quartel da Barroquinha.


Fonte: Ascom Corpo de Bombeiros

Escrito por REDE DE COMUNICAÇÃO DO POLICIAL

Seu Portal informativo, aqui você bem informado.