POLICIA PADRÃO / BA - Ronda Escolar intensifica visitas e pode chegar ao interior

Durante todo ano letivo de 2017, a Operação Ronda Escolar da Polícia Militar, voltada para prevenir e combater a violência em ambiente educacional, realizou quase 12 mil visitas a colégios estaduais e municipais da capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em breve, a população do interior deverá contar com esse serviço, dando cumprimento a um projeto que prevê sua expansão já para 2018.

O comando-geral da PM pretende expandir e fortalecer a atuação da unidade, ampliando, em parceria com batalhões e companhias, a sua capilaridade”, explicou o comandante da Ronda Escolar, o major Adriano Chastinet de Carvalho.

O oficial enumerou as diversas atividades desenvolvidas, dentre elas palestras educativas, visitas, mediações de conflitos no ambiente acadêmico, distribuição de material expositivo (como a cartilha Kids da PM) e confecção de relatórios sobre condições que comprometam a segurança do público, a exemplo de vegetação alta, falta de iluminação e iluminação deficiente.

As exposições abordam temas que incluem bullying cyberbullying, prevenção ao uso de entorpecentes, respeito às diferenças, civismo e relações interpessoais. As escolhas dos assuntos são feitas pelos policiais militares em parceria com a coordenação pedagógica de cada escola.

A ronda não se limita às ações de prevenção a violência e cidadania. Nos primeiros 11 meses do ano, também foram realizadas mais de 27 mil abordagens em escolas e em locais próximos dos estabelecimentos de ensino e 94 conduções (10 por agressão) para as delegacias. “Primamos por não interferir na rotina escolar e só interferimos a pedido em casos graves”, explicou o major Adriano.

Declarou ainda que os policiais que atuam no Ronda Escolar, além de experiência anterior em termos de policiamento escolar comunitário, passam constantemente por qualificações.

SSP BA

Escrito por REDE DE COMUNICAÇÃO DO POLICIAL

Seu Portal informativo, aqui você bem informado.