quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

REDE DE COMUNICAÇÃO DO POLICIAL

POLICIA EM AÇÃO - CERCA DE 70 PORCENTO DOS HOMICÍDIOS COMETIDOS DECORREM DO TRÁFICO DE DROGAS

Uma das maiores áreas de produção da erva é conhecida como "Polígono da Maconha", que abrange 13 cidades de Pernambuco e da Bahia. Embora não haja números oficiais, de acordo com especialistas, a planta fabricada nessa região seria responsável por cerca de 30% do consumo no país. Na área, fala-se da presença da maconha desde o século 19, mas o auge da produção foi a década de 1990. 

De acordo com a Polícia Federal (PF), foram erradicados 1,8 milhão de pés de maconha em Pernambuco, em quatro operações realizadas somente no ano passado. Com isso, 596 toneladas da erva deixaram  de ser produzidas. Em 20l6 e 2015 foram 359 mil e 806 plantios erradicados, respectivamente.

A fragilidade das fronteiras e do combate ao narcotráfico foi criticada em outubro passado por 20 governadores no 'Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle de Fronteiras', no Acre. Eles propuseram medidas na Carta do Acre, documento que resultou do evento. Na época, Paulo Câmara (PSB), que participou do encontro, lembrou que o Brasil faz fronteira com grandes produtores de cocaína do mundo - Bolívia, Peru e Colômbia.

"Com drogas e armamento pesado entrando com facilidade, o trabalho dos Estados é dificultado ainda mais. O crack já não está restrito apenas às grandes cidades. E cerca de 70% dos homicídios cometidos em Pernambuco decorrem do tráfico", explicou Paulo Câmara, acrescentando que, sem trabalho integrado, o desafio se torna maior.

Blog do Geraldo

REDE DE COMUNICAÇÃO DO POLICIAL

Escrito por REDE DE COMUNICAÇÃO DO POLICIAL